Discussion: Fissuracao de lajes, nas primeiras idadesReported This is a featured thread

Showing 1 post
palmeira
palmeira
Fissuracao de lajes, nas primeiras idades
Jan 15 2008, 7:39 PM EST | Post edited: Jan 15 2008, 7:39 PM EST
Caros colegas,

Quem colocou as lajes na discussão foi eu e fiquei um tanto aliviado com essa mensagem. Tive a impressão de que ninguém estava dando importância para essa matéria que considero da mais alta importância.

Entre outras publicações, que estou lendo, sobre esse assunto, o ACI lançou um CD, "Structural Implications of Shinkage and Creep of Concrete", que aborda o problema em 18 "papers". Pode-se obtê-lo no sitio do ACI.

Estou estudando, na medida do possível, esse problema, mas é complicado, o tratamento matemático às vezes não é nada convincente, as normas deixam dúvidas, (já abordadas aqui), e parece que não existe muita pesquisa sobre o assunto. Principalmente sobre a real eficiência da armadura no combate à abertura das fissuras em um concreto com apenas algumas horas de lançado, onde ainda existe muita água livre para lubrificar o atrito entre as barras de aço e a massa de concreto e o concreto ainda é muito fraco para absorver os esforços transmitidos pela ranhuras do aço.

Espero que esse assunto seja tratado com mais afinco pelos colegas. E aguardo mais citações como essas do Prof. Laranjeiras.

Abraços

Palmeira
São Luís - MA
1  out of 1 found this valuable. Do you?    

Sign in to be the first to reply.

Related Content

(what's this?Related ContentThanks to keyword tags, links to related pages and threads are added to the bottom of your pages. Up to 15 links are shown, determined by matching tags and by how recently the content was updated; keeping the most current at the top. Share your feedback on Wetpaint Central.)