Sign in or 

|
palmeira |
Fissuracao de lajes, nas primeiras idades
Jan 15 2008, 7:39 PM EST
Caros colegas,Quem colocou as lajes na discussão foi eu e fiquei um tanto aliviado com essa mensagem. Tive a impressão de que ninguém estava dando importância para essa matéria que considero da mais alta importância. Entre outras publicações, que estou lendo, sobre esse assunto, o ACI lançou um CD, "Structural Implications of Shinkage and Creep of Concrete", que aborda o problema em 18 "papers". Pode-se obtê-lo no sitio do ACI. Estou estudando, na medida do possível, esse problema, mas é complicado, o tratamento matemático às vezes não é nada convincente, as normas deixam dúvidas, (já abordadas aqui), e parece que não existe muita pesquisa sobre o assunto. Principalmente sobre a real eficiência da armadura no combate à abertura das fissuras em um concreto com apenas algumas horas de lançado, onde ainda existe muita água livre para lubrificar o atrito entre as barras de aço e a massa de concreto e o concreto ainda é muito fraco para absorver os esforços transmitidos pela ranhuras do aço. Espero que esse assunto seja tratado com mais afinco pelos colegas. E aguardo mais citações como essas do Prof. Laranjeiras. Abraços Palmeira São Luís - MA 1 out of 1 found this valuable. Do you?
Keyword tags:
Concreto armado
Fissuração
|